[vc_row][vc_column][vc_column_text el_class=”line-height-30″]O Estudo é a fase inicial de um projeto de Arquitetura. É nesta fase que o arquiteto recolhe do proprietário toda a informação de que precisa para elaborar o projeto. O objetivo aqui é entender qual é a necessidade do cliente e quais são os problemas a serem resolvidos. O conjunto de informação recolhido dá origem ao Programa de Necessidades. Esse programa mostra quais serão as questões prioritárias a serem tratadas no projeto. A partir daí, o arquiteto começa a desenvolver as propostas para solução dos ambientes através de um conjunto de desenhos.
O estudo, quando organizado para apresentação ao cliente, mostra as plantas de cada um dos pavimentos do imóvel. Estas plantas trazem uma sugestão de layout, ou a disposição do mobiliário no espaço. Essa forma de apresentação permite a avaliação da qualidade do uso dos ambientes da casa, de suas circulações, e outros itens. Também são exibidas as propostas de solução das fachadas da casa, sua cobertura, além de informação sobre a dimensão do pé direito, portas e janelas, e dos revestimentos de cada um dos ambientes. A propósito, pé direito é a medida que representa a distância entre o piso acabado do ambiente e a face inferior do seu teto acabado.
Nesta fase do projeto, os desenhos são feitos, geralmente, na escala de 1:100, ou seja, com uma redução de 100 vezes em relação ao seu tamanho real. Esses desenhos, entretanto, não são definitivos, pois o projeto ainda vai avançar. Ele deverá ser ampliado e detalhado com o objetivo de antecipar possíveis situações de obra que possam implicar em problemas.
Para que serve esse Estudo?
Todo e qualquer projeto que se deseja executar, necessita de uma visão de tempo a ser gasto e de orçamento a ser consumido. Ou seja, você pode contratar um estudo pra saber se cabe em seu orçamento aquela casa de Praia, ou aquela piscina nova no quinta, ou a ampliação da garagem pra fazer o Estúdio. Enfim, temos diversas opções para que se deseja fazer um Estudo, mas o mais importante e que com essas métricas e esses conhecimentos as ideias ganham formas. E as vezes deixam de ser assustadoras e passam a ser planejáveis.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]